08/02/2016

1. 12 Anos de Escravidão (2013)

Filme: 12 Anos de Escravidão
Diretor: Steve McQueen
Ano: 2013
Título Original: 12 Years a Slave

CENA
Linchamento de Solomon


O protagonista Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um escravo negro, acabou de espancar John Tibeats (Paul Dano), um trabalhador livre branco, após muitas provocações deste último. Isso era um crime inadmissível entre os sulistas americanos racistas do século XIX, então Tibeats promete vingança. Chapin (J.D. Evermore), o supervisor da plantação, aconselha Solomon a não fugir da fazenda, pois ali ele tem proteção, porém essa proteção virá a tempo?

Enquanto ele espera sentado, uma música assombrosa se inicia na trilha sonora: um acorde distorcido de guitarra que fica repetindo, e repetindo, e repetindo, e repetindo lentamente (quase um drone metal)... John Tibeats retorna à cavalo com mais dois companheiros e os três enforcam Solomon em uma edição rápida, enquanto os acordes assombrosos continuam. Porém, Chapin também retorna e ordena que os três soltem Solomon, pois ele pertence ao dono da plantação, que pretende pagar uma dívida através de Solomon. Todos vão embora, inclusive a música assombrosa...

...e aqui a cena se torna insuportavelmente agonizante.

Solomon é deixado semi-enforcado, apenas nas pontas de seus pés (que mal conseguem se fixar no chão, por conta do barro movediço), e a cena continua... A câmera fixa, o silêncio da fazenda (com sons de pássaros e insetos), os outros escravos passando ao fundo, continuando o trabalho do dia-a-dia, ignorando completamente sua agonia (pois poderiam ser punidos também, caso o ajudassem), crianças brincando... O plano dura um total excruciante de 1 minuto e meio sem cortes (!!!) até uma escrava levar um copo de água para ele, olhando ao redor, com medo. A cena ainda continua, apesar de agora ter vários cortes e insinuar uma passagem de tempo maior. Quando William Ford (Benedict Cumberbatch), o fazendeiro benevolente, finalmente chega para cortar as amarras da forca, o céu já tem as cores do crepúsculo - Solomon passou horas ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário